quinta-feira, 6 de junho de 2013

Dicas para o vestibular


    

Reunimos algumas dicas que podem tornar o estudo da literatura uma das etapas mais prazerosas da preparação para o vestibular:

Dica nº 1: Escolha os primeiros e os últimos livros que irá ler

Para escolher a ordem de leitura, uma boa sugestão é levar em conta seu conhecimento prévio do estilo do autor. Comece pelas obras menos conhecidas, assim você ganha tempo para pesquisar mais sobre esses títulos e seus escritores. Se o vestibular que irá prestar não cobra livros específicos, pesquise os autores mais clássicos e, dentre suas obras publicadas, escolha aquela que mais faz seu estilo. Deixe as obras maiores para o fim, ou você corre o risco de ficar muito tempo em um único autor. Você também pode pesquisar ou perguntar a um professor os graus de dificuldade de cada livro. Provavelmente, eles lhe dirão que você terá menos dificuldade para ler Vidas Secas, de Graciliano Ramos, do que A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós.


Dica nº 2: Estabelecida a ordem de leitura, escolha o horário mais adequado para estudar

Há quem garanta que vinte a trinta minutos diários são mais do que suficientes para você ler todos os livros exigidos pelo vestibular. Ao longo da leitura, confirme se esse ritmo está bom, do contrário, será preciso mais uns minutinhos diários. Uma boa dica é deixar a leitura mais para o fim do dia. Assim você encara a atividade com prazer e deixa os neurônios mais fresquinhos para começar o dia se dedicando a outras disciplinas.


Dica nº 3: Capricho no local da leitura

Muitos não dão a devida importância, mas o local também é fundamental para o sucesso dos estudos. Por isso, dê preferência à leitura em lugares silenciosos e, claro, aconchegantes, aqueles que irão te distrair minimamente.  Mas cuidado! Evite locais tranquilos demais. Garantimos que a cama não te trará a concentração necessária e você ainda corre o risco de tirar um belo de um cochilo e atrasar suas leituras.


Dica nº 4: Faça resumos das obras lidas

A ideia é que você apreenda o máximo com o mínimo de esforço, certo? Então, após a leitura de cada livro, faça resumos que permitam que você possa consultá-los mais tarde. Assim, um mês antes das provas de vestibular, você só precisará relembrar as informações mais relevantes de cada livro. Se preferir, faça gravações de áudio.


Dica nº 5: Não deixe para depois o que pode ser feito agora

Vale a pena iniciar a leitura dos livros de literatura obrigatória no começo do ano. Além de estar mais cansado no final do ano, o ritmo de festas pode ser uma grande distração. Começando agora, você só terá que relembrar o que leu e não será preciso fazer leitura dinâmica dos livros.


Dica n° 6: Aproveite os recursos tecnológicos

Não é que você deva deixar os livros de lado e estudar as resenhas online que circulam por aí na internet, mas pesquisas online podem ajudá-lo na tarefa de estudar a literatura cobrada no vestibular. Use os recursos tecnológicos a seu favor! No ano passado, a Veja Online, por exemplo, criou uma estante com importantes obras exigidas no vestibular. Nela é possível ter acesso a um pouco da biografia do autor e as principais características de seu estilo narrativo. Tem ainda o resumo da livro, dicas de professores para você compreender mais facilmente a obra e até mesmo questões sobre ela que já caíram em vestibulares anteriores. Vale a pena dar uma olhada.
Algumas universidades, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade de Brasília (UnB) não divulgam uma lista de livros obrigatórios para o vestibular, então, conhecer os livros mais pedidos pode ser um caminho para seus estudos e grande diferencial competitivo. Por isso, montamos essa galeria com os 18 livros mais solicitados nos vestibulares. 


Organize sua leitura e bons estudos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário